Causas, sintomas e tratamentos para fibromialgia
- andreaespasa
- 3 de abr. de 2014
- 1 min de leitura
A fibromialgia é uma sindrome, ou seja, um conjunto de sintomas, mais comum em mulheres entre 20 e 50 anos. Ela se apresenta com uma sensibilidade nas articulações, tendões e músculos, principalmente na região de ombros e coluna. Não tem tempo determinado podendo ficar dias, meses, semanas e as vezes passa a fazer parte da vida da pessoa. Sua causa é desconhecida. Um trauma físico ou emocional, uma infecção, uma resposta anormal a dor, podem ser possíveis causas ou desencadeadores da fibromialgia.
O diagnóstico é clínico e pode vir associado com distúrbios do sono, enxaquecas, depressão, ansiedade e hipotireoidismo. O objetivo do tratamento é aliviar as dores e outros sintomas. Pode envolver fisioterapia, exercícios físicos e métodos para aliviar o stress como massagem e acupuntura. Quando isso não tem resultado inicia-se tratamento medicamentoso com antidepressivos, relaxantes musculares e analgésicos.
O pilates tornou-se um grande aliado no tratamento da fibromialgia. As aulas são direcionadas para esses pacientes. É realizado um trabalho global de fortalecimento e alongamento, junto com a respiração o que exige concentração do aluno. O ambiente calmo também ajuda no relaxamento e e diminuição da tensão muscular. Temos uma melhora na qualidade de vida, as dores diminuem consideravelmente, assim como a amplitude dos movimentos e a flexibilidade.
Recomenda-se também ter uma dieta balanceada, evitar a cafeína e manter uma boa rotina de descanso.
Texto de Andrea Fidalgo
Fisioterapeuta e Diretora do Studio Spasa




Comentários