top of page
  • andreaespasa

Terceira idade ativa. Benefícios do Pilates


Envelhecer com saúde e de forma ativa, esse tem sido o conceito de vida das pessoas. Também é preciso considerar o crescente número do público já na terceira idade buscando mais bem-estar. Aqui no Studio Spasa temos muitos pacientes idoso, acima de 60 anos, todos se exercitam e respondem muito bem ao método pilates.

Joseph Pilates disse: “Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem”. Sem limite de idade, apenas restrições de exercícios para determinadas condições de saúde, os praticantes do pilates conseguem obter diversos benefícios.

O método resgata a memória de como você se desenvolveu, desde o nascimento, por isso é possível reverter quadros clínicos que limitam o idoso e ele volta a ser mais ativo.

Algumas mudanças e respectivas complicações

- Alterações na postura: geralmente a postura é projetada para frente e os ombros ficam curvados. Isso obstrui a respiração, tensiona músculos e ligamentos, diminui a curvatura da lombar, flexiona mais o joelho...

- Flexibilidade: o tecido fica mais rígido, menos elástico e mais propenso a lesões. Articulações mal alinhadas e frouxas facilitam o aparecimento de lesões e artrose.

O método de Joseph se difere das ginásticas comuns pois mantêm a integridade óssea, muscular e ligamentar. É possível enumerar alguns ganhos como: alívio das dores, postura correta, mais força, controle muscular, melhor capacidade respiratória e de circulação, flexibilidade, musculatura mais alongada, tonificada e definida, autoestima, concentração, etc.

Muitos adultos mais velhos sentem que o seu equilíbrio, flexibilidade e resistência diminuíram ao longo do tempo. Estes aspectos são perfeitamente trabalháveis dentro do contexto das aulas de Pilates e eles certamente vão melhorar com a prática regular dos exercícios.

Idosos podem ter certeza que os nossos instrutores vão adaptar os exercícios às suas condições específicas de forma que eles possam realizá-lo de forma segura.


143 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page