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Para quem e como o Pilates é indicado

O Pilates é indicado para pessoas de todas as idade, podendo ser realizado por homens, mulheres, crianças, grávidas e idosos que já praticam algum tipo de atividade física e também para os sedentários, ajudando a alongar e a fortalecer os músculos, a melhorar a força e a flexibilidade de todo o corpo.

Esta atividade exige coordenação entre o corpo e a mente e, por isso, é necessário muita concentração e controle entre a respiração para a realização correta dos movimentos, pois o Pilates trabalha todo o corpo, sendo que os principais músculos utilizados os abdominais, glúteos e costas.

Como fazer os exercícios de Pilates

Existem 2 formas de praticar os exercícios, podendo ser realizado no solo utilizando o peso do próprio corpo e alguns instrumentos como pesos, molas e bolas, ou usando aparelhos específicos de Pilates. As duas técnicas trazem vários benefícios como perder peso, definir o corpo, aumentar a força, melhorar o equilíbrio e a flexibilidade mas devem ser realizados com orientação de um instrutor, especialmente quando a pessoa nunca praticou Pilates anteriormente.

Benefícios do Pilates para cada fase da vida

Os principais benefícios do método Pilates para cada fase da vida estão citados a seguir.

1. Pilates para Idosos
O Pilates é uma forma de exercício de baixo impacto, ideal para idosos com ou sem lesões nos músculos, ossos ou tendões ou que não tem feito qualquer exercício recentemente. Além disso, ajuda a manter o peso, aumentar a flexibilidade e a melhorar a coordenação e o equilíbrio.

2. Pilates para atletas

O método Pilates promove o desenvolvimento de técnica, força e flexibilidade que contribui para um melhor rendimento na prática de outros esportes como futebol, tênis ou musculação, e além disso, pode ajudar a diminuir as lesões do esporte.

3. Pilates para crianças e adolescentes

Este método ajuda as crianças a aprendem os limites do próprio corpo, desenvolvem os músculos e ganham flexibilidade e boa respiração, contribuindo para um crescimento e desenvolvimento mais saudável.

4. Pilates para grávidas

Os exercícios de Pilates trazem benefícios para as gestantes como fortalecimento dos músculos, diminuindo as dores nas costas e ajudando a prevenir a incontinência urinária, que é frequente na gestação. Porém, deve-se ter especial atenção porque alguns exercícios podem levar ao desiquilíbrio, favorecendo a queda. Veja uma lista de exercícios de pilates que as gestantes podem fazer.

5. Pilates para se recuperar de uma lesão
A prática de Pilates pode ajudar a recuperar a mobilidade após um trauma, como ossos fraturados, luxação muscular, dor de costas, como lombalgia. No entanto, neste caso é importante que as aulas sejam orientadas pelo fisioterapeuta com conhecimento do método para que possam ser realizados os melhores exercícios para acelerar a recuperação.


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