top of page
  • andreaespasa

Cuidados para evitar a pressão alta.

A Hipertensão Arterial é uma doença que atinge, em média, 25% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e a 5% de crianças e adolescentes com pressão alta.

E todo cuidado é pouco com a pressão alta, pois ela é uma doença que não apresenta sintomas, e só é descoberta com exames frequentes que devem ser realizados no mínimo uma vez ao ano.

A hipertensão ocorre quando a pressão arterial está acima do limite considerado normal. Ou seja, quando a máxima está em 120 e a mínima em 80 milímetros de mercúrio, conhecido popularmente como 12 por 8.

Mas é possível prevenir a pressão alta seguindo as dicas do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), que ensina os cuidados necessários para evitar a doença, anote:

  • ​Cuide do seu corpo, pratique exercícios físicos com orientação médica. A atividade deve ser realizada por pelo menos 40 minutos, cinco vezes por semana. Intercalar pequenas corridas com caminhadas, fazer hidroginástica, utilizar esteira e bicicleta ergométricas e aulas de Pilates auxiliam na melhora do condicionamento físico. Hipertensos podem se exercitar desde que apresentem exames clínicos, eletrocardiogramas, testes ergométricos e exames de sangue atualizados;

  • Mantenha o organismo hidratado. Além de água, beba sucos naturais e água de coco;

  • Cuide da alimentação. Receitas simples, como saladas e pratos leves, não aumentam o colesterol e são fáceis de ser preparadas em casa. Alguns alimentos liberados: queijo minas, peito de peru, requeijão light, ricota, passas, cenoura, beterraba, damasco, salsa, cebolinha, alho, abacaxi, melancia, melão, pera, maçã, tangerina e castanhas;

  • Somente faça dietas com acompanhamento nutricional. Desconfie de regimes milagrosos que prometem perda de peso em poucos dias. Além de não ser um hábito saudável, fechar a boca enfraquece o organismo e pode provocar hipoglicemia, ou seja, perda de açúcar no sangue;

  • Aprenda a controlar o estresse. Caminhadas diárias de no mínimo 30 minutos podem virar boas aliadas.

Corpo são e mente sã é pra você, sim! Porque saúde de qualidade é mais que um compromisso nosso, é a certeza de que todo o brasileiro pode ter uma vida saudável. Pratique Pilates regularmente e tenha uma vida mais saudável.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page