top of page
  • ANDREA FIDALGO

Quem foi Joseph Pilates?


A matéria de hoje é especial para você, pilateiro e pilateira, que ama seu Pilates de cada dia, mas não sabe nada sobre o pai do método! Joseph Hubertus Pilates, este é o nome do sábio que faz dos seus dias melhores!

Joe, como era chamado, nasceu no ano de 1880, na cidade de Mönchengladbach, perto de Düsseldorf, na Alemanha. Passou sua infância muito doente. Sofria de asma, raquitismo e febre reumática.

Com medo de passar o resto de seus dias em uma cadeira de rodas, Joseph se dedicou a ficar tão forte como fosse humanamente possível. Era um homem muito determinado, mal sabia que essa reação a doença influiria em seu futuro de forma tão importante.

Joe recuperou-se e chegou a adolescência estudando e dominando diversos esportes como esqui, boxe, mergulho e musculação. Aos 14 anos, estava em tão boa forma física que fez trabalhos como modelo de livros de anatomia.

Em 1912 foi da Alemanha para a Inglaterra e ganhou a vida com trabalhos que exigiam condicionamento físico. Era acrobata circense, boxeador e instrutor de autodefesa de detetives ingleses. Quando se instalou a Primeira Guerra Mundial, devido a sua nacionalidade, Joseph foi exilado nos campos de Lancaster.

Durante esse período trabalhou auxiliando os demais prisioneiros. Era uma espécie de médico, parecia-lhe natural cuidar da saúde dos demais e ensinou-os a entrar em forma. Neste momento surgiram os primeiros aparelhos! Retirando as molas das camas e fixando-as nas paredes acima delas, os pacientes podiam exercitar-se mesmo deitados nelas.

Depois da guerra, voltou para a Alemanha, continuou seus estudos em fisiologia, anatomia e medicina oriental. Foi uma das primeiras pessoas a ter uma visão holística do corpo humano. Citava muitas vezes: “nem muito, nem tão pouco”. Acreditava que muitas de nossas dores físicas e mentais eram devido ao ritmo excessivamente acelerado que as pessoas levam no dia-a-dia.

Desenvolveu um sistema complexo e integrado de exercícios físicos que ele próprio denominou de “CONTROLOGIA”. Esta se tronou parte fundamental do treinamento e reabilitação, que consiste no uso da mente para controlar o músculo. Em 1926 decidiu emigrar para os Estados Unidos. No navio que o levou para Nova Iorque conheceu a mulher que seria sua futura esposa, uma enfermeira chamada Clara.

Pouco depois de chegar a Nova Iorque, Joe abriu seu primeiro estúdio na Oitava Avenida. Não se sabe muito como foi no começo, mas em 1940 ele começava a ficar famoso entre os bailarinos da cidade. Em 1964, o jornal New York Herald Tribune dizia: “nas aulas de dança de todo País, centenas de jovens praticam diariamente um exercício que conhecem pelo nome de Pilates, mesmo que não saibam que a palavra se escreve com P maiúscula, e que corresponde ao nome de um homem que vive e respira.”

Em 1966 ocorreu um incêndio no seu estúdio e Joseph, tentando salvar seus arquivos e equipamentos, caiu através do piso queimado sustentando-se em uma viga até ser resgatado pelos bombeiros. Faleceu no ano seguinte, no dia 9 de Outubro de 1967, aos 87 anos. Há duas versões para sua morte. Uma em que foi de enfisema pulmonar por consequência do incêndio, onde inalou gazes tóxicos; e outra por ser amante de charutos e Whisky.

Mas o que importa, é que Joseph revolucionou a era em que viveu. Ele estava seguro de que seus conhecimentos estavam 50 anos adiantados em relação a sua época. O tempo confirmou a verdade de suas afirmações, não é mesmo?

MATÉRIA PUPLICADA NA REVISTA PILATE.

Andrea Fidalgo Fisioterapeuta (Crefito 2/54198- F) Studio Spasa

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page