top of page
  • Andrea Fidalgo

PUNHOS DE AÇO?

Punhos de aço: quem tem? Poucos! Motivo de muitas queixas (e muito corrigido durante as aulas de Pilates), os punhos e as mãos estão, na maioria das vezes, realizando movimentos que não deveriam quando se está executando exercícios de membros superiores.

O punho é formado pelas articulações radio-ulnar e rádio-cárpica. Por aí passam vários tendões, dos músculos responsáveis pelos movimentos das mãos, ligamentos e nervos, todos envolvidos por uma cápsula articular.

Na realidade atual, cada vez mais realizamos movimentos repetitivos. Utilizando o mouse ou o telefone por muito tempo, digitando, dirigindo… Por ser uma articulação muito pequena para a quantidade de estruturas que passam por ela, qualquer sobrecarga gera uma inflamação, esta provoca um inchaço que comprime as estruturas. O mais comum é a Síndrome do túnel do carpo, onde o nervo mediano é comprimido e tem como queixas dor, queimação, falta de força e dormência nessa região.

Isso se torna insuportável no dia-a-dia e pode interferir inclusive no seu Pilates. Exercícios de membros superiores e movimentos que são realizados sustentando o corpo com as mãos apoiadas se tornam muito dolorosos. Então procure alongar, mobilizar e até mesmo fortalecer essa região antes de colocá-la nessas posições. Uma vez melhorada a dor, tente diminuir a sobrecarga utilizando espumas ou materiais macios no apoio das mãos, o que ajuda também a alinhar os punhos e voltar a fazer o seu Pilates!

Andrea Fidalgo Fisioterapeuta (Crefito 2/54198- F) Studio Spasa

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page