top of page
  • Andrea Fidalgo

Pilates após uma abdominoplastia.


Quem não quer uma barriguinha lisinha e chapada? Acredito que seja o sonho de muitas mulheres! E de inúmeros homens também! Infelizmente, fatores como variação de peso corporal e gravidez podem alterar a estética da região abdominal de forma que, muitas vezes, fica impossível corrigir a região com atividade física, tratamento estético ou dieta.

Quando a parede abdominal é muito esticada, o músculo reto do abdome (aquele que faz os “gominhos” numa barriga definida) pode não suportar e afastar-se. Isso chama-se diástase, que pode ser percebida quando, ao apalpar a parede externa do abdome, é possível sentir como se um pequeno buraco separasse os dois lados da musculatura da barriga.

Normalmente a pele também perde a elasticidade, ganhando estrias e tornando-se mais flácida. O tratamento definitivo para isso seria a abdominoplastia. Obviamente, após uma avaliação médica e, claro, dependendo do tamanho do afastamento. A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que reorganiza toda a musculatura da parede abdominal, reaproxima e fixa os músculos.

Junto também pode ser feita uma lipoaspiração para retirar o excesso de gordura da região. Ela diminui o volume do abdome e define a cintura do paciente. Essa cirurgia promove melhoras, mas não é ‘’a perfeição’’, já que deixa uma cicatriz, um corte transversal, como uma cesariana. Após a cirurgia, deve-se esperar, em média, três meses para iniciar uma atividade física.

Esse é o tempo de recuperação e cicatrização de todos os tecidos. A partir daí pode-se começar com o Pilates. Exercícios respiratórios e de conscientização corporal são muito importantes para ativar a musculatura abdominal que esteve tanto tempo parada. Com a evolução do aluno, vão sendo introduzidos exercícios que exigem mais de toda essa região.

Como sabemos, o Pilates trabalha o corpo globalmente, mas a força e o equilíbrio vem do Power house, o centro de força, ou seja, uma ótima opção para quem fez uma abdominoplastia!

Andrea Fidalgo

Fisioterapeuta (Crefito 2/54198- F)

Gestora do Studio Spasa

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page