top of page
  • andreaespasa

CONSCIÊNCIA CORPORAL ADQUIRIDA COM PILATES

"Cresça a coluna", "vértebra por vértebra", "umbigo nas costas", "feche as costelas", "ombros longe das orelhas"...

2014_08_0548-META-IMAGENS-MATERIAS-RP-CONSCIENCIA-CORPORAL-Site.jpg

Acredito que quem pratica pilates está acostumado com esses termos, mas o que existe por trás desses pedidos tão inusitados dos instrutores de pilates?!

Comandos verbais desse tipo são muito importantes para um aluno que não tem consciência corporal. É difícil entender e executar uma contração de transverso do abdome ou de períneo quando nunca se fez.

Essa consciência do corpo pode ser adquirida com o método pilates, o que para mim, é o seu principal objetivo. Então, o que vem a ser a consciência corporal?

Nossa comunicação com o meio externo é feita pelos 5 sentidos, através de extrareceptores que quando estimulados se comunicam com o cérebro.

A nossa comunicação com o meio interno é feito através de visceroreceptores, ligados aos órgãos internos, e aos proprioceptores, terminações nervosas localizadas nos músculos, tendões e articulações. Eles nos dão informações sobre a posição e os movimentos do nosso corpo.

Em uma aula de pilates feita de uma forma concentrada, com atenção ao que contrair e de que forma contrair determinado músculo estamos estimulando os proprioceptores, desenvolvendo a consciência corporal, o auto-conhecimento.

Conhecimento esse que é levado para fora da aula, para o dia-a-dia.

E com tempo os movimentos serão executados de forma perfeita! Já dizia Joseph Pilates:

"É estar presente, concentrado e nunca distraído."

Texto publicado na revista Pilates, escritopor nossa Fiositerapeuta, Andrea Fidalgo.

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page