• Andrea Fidalgo

A importância do Power House Pilates


O conceito powerhouse, a “casa” ou “centro” de força do nosso corpo, é a capacidade de coordenar a mecânica respiratória do diafragma com a sinergia dos músculos abdominais, multífidus e períneo.

Uma vez coordenado, conseguimos estabilizar o tronco, principalmente a coluna lombar, e realizar qualquer outro movimento do corpo com segurança, diminuindo os riscos de lesões na coluna.

Joseph Pilates acreditava que nossos músculos abdominais seriam a fonte de energia de todo o nosso corpo, nosso centro e ponto de partida para todos os movimentos. Sendo assim, precisa existir um equilíbrio entre a musculatura anterior e posterior do tronco.

Para entendermos melhor, um pouco de anatomia:

O diafragma fica superiormente em forma de cúpula e o períneo fica inferiormente, formando o assoalho pélvico.

O multífidus é um músculo interno que fica na coluna posteriormente e tem a função de estabilizar a coluna. Na parte anterior temos a musculatura abdominal. O transverso e o oblíquo interno do abdome são os únicos a ter conexão com a parte anterior e, com a coluna, eles formam um cilindro. Fortalecer esse cilindro era o objetivo maior de Joseph Pilates.

Recentemente, após explicar a uma aluna a mecânica respiratória do Pilates, ela disse a seguinte frase: ” Nossa, como eu sinto meu corpo em harmonia quando consigo contrair o abdome dessa forma!”.

E essa é a ideia! Ter o controle do seu corpo para conseguir movimentos com fluidez e harmonia.

Você também pode saber mais sobre A importância da ativação do Power House.

Essa matéria também foi publicada na Revista Pilates, escrita por nossa gestora e Fisioterapêuta Andrea Fidalgo

#powerhouse #centrodeforça

55 visualizações

2014 - STUDIO SPASA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Criação: D2M Comunicação .